A ACIG é uma entidade sem fins lucrativos, mantida, exclusivamente pela contribuição de seus sócios, sem qualquer ajuda financeira oficial.

 

Para manter e aprimorar a qualidade de seus serviços e atuação, a Acig, conta com a participação, engajamento e adesão de cada empresário e de cada empresa.

 

Ao associar-se a Acig, você e sua empresa passam a usufruir dos benefícios oferecidos pela nossa entidade, como na oportunidade de realização de eventos, divulgações de sua empresa, dentre os vários serviços que estão disponíveis em nosso site.

 

História

 

A história da ACIG iniciou-se em 08 de Novembro de 1923 e, a partir daí, confundiu-se com a trajetória de Guaxupé, pois seu passado foi marcado pelas mesmas referências históricas, reunindo uma carga de acontecimentos, desafios e fatos interessantes.

 

Na época de sua fundação, contava com apenas 10 associados, porém todos representantes ilustres da classe empresarial que se uniram para defender os interesses da categoria. Cientes da responsabilidade conferida à Associação, em 31.12.23 finalizaram a elaboração do Estatuto que ainda hoje está em vigor.

 

Atualmente, com 406 associados de diferentes áreas do comércio, indústria e prestação de serviços, a ACIG mantém-se dinâmica e atuante, sempre disposta a apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento da cidade.

 

O mundo contemporâneo está sendo marcado pela globalização e agilidade na troca de informações onde o conhecimento é a palavra de ordem. Assim, a ACIG procura evoluir constantemente, em sintonia com as mudanças globais, promovendo cursos, palestras e debates sobre temas relevantes que afetam a comunidade empresarial.

 

Um espaço a serviço do empresário define a filosofia da ACIG. Acreditando na força da reciclagem profissional, incentiva seus associados a buscarem, constantemente, a qualidade e a excelência na prestação de serviços, cada um dentro de sua área de atuação.

 

Os benefícios oferecidos pela Associação são diversificados, variando entre atividades educativas, informativas e de lazer, além de convênios e parcerias com outras Instituições.

 

 

Gama presidiu a 1ª diretoria

 

Asdrúbal Gama, comerciante de café, membro fundador da Acig, foi o primeiro presidente da entidade. Ele teve o comerciante de tecidos e armarinhos, Elias Sabbag, como o seu primeiro vice-presidente; o segundo vice era Marcelino Cândido Rivera, atacadista de secos e molhados. João Garcia Duarte, cuja atividade não foi identificada era o primeiro secretário. A primeira diretoria contava com Antonio Cristino Lara, como segundo secretário. Ele era comerciante de ferragens em geral.

 

Jacob Miguel Sabbag, que posteriormente também presidiu a Acig, era o tesoureiro da primeira diretoria. Ele mantinha em Guaxupé diversas atividades comerciais, como loja de tecidos, atacadista e varejista de secos e molhados. O segundo tesoureiro da primeira diretoria era Miguel Costa, industrial do ramo de fios.

 

Sede Atual

 

A atual sede da Acig foi construída em 1953, trinta anos após a constituição da primeira diretoria. Uma mudança pequena dos estatutos permitiu que a diretoria pudesse contrair um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, no vão de Cr$ 400 mil, para edificar o prédio.

 

As obras do atual prédio tiveram à frente o então presidente Sálvio Calicchio, que tinha como vice Otávio de Araújo. O estão gerente da Caixa, André Cortez Granero, teve grande empenho para que a diretoria conseguisse o dinheiro. Logo após o término da construção, a dívida foi paga pelos próprios associados , que emprestaram o dinheiro à Acig do próprio bolso. O pagamento a eles se deu por meio de sorteios, mensalmente. Hoje, a cidade se orgulha do prédio,que já foi palco de acalorados debates e encontros, sempre visando dias melhores para Guaxupé.

 

Fachada atual da ACIG

Fachada original da ACIG